Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

terça-feira, março 23, 2010

Ajudar a Lusa



Creio que ainda é possível alimentar mais dúvidas neste despacho noticioso. Sugestões:
"Talvez de Burgos,, alegadamente em Espanha, 22 março, embora sujeito a confirmação (Lusa) - A Guarda Civil Espanhola, ou uma organização com um nome semelhante, anunciou hoje que até é possível que tenha detido sete alegados jovens, presumivelmente portugueses, em Briviesca, por alegados roubos numa área de descanso possivelmente situada na autoestrada que eventualmente ligará Burgos a Arminón. Falou-se também em agressões, mas a Lusa não conseguiu encontrar ninguém que fosse capaz de fornecer o número de bilhete de identidade e de contribuinte dos agressores, pelo que é prematuro falar já nesses termos.
É possível que os jovens, com idades entre os 19 e os 27 anos, viajassem numa carrinha alugada. Houve quem dissesse que regressavam a Portugal oriundos de França, mas não há imagens de satélite que o possam confirmar. Presumivelmente, foram assistir ao Marselha-Benfica, da Liga Europa de futebol, mas a Lusa não sabe se esse jogo se realizou ou até se existem clubes com esses nomes.
A Lusa requisitou entretanto a planta do alegado estádio para poder confirmar que existe de facto um Velodrome de Marseille, mas desligaram-nos o telefone e ameaçaram fornecer o nosso nome ao casting do programa do Goucha.
A detenção do grupo de adeptos ocorreu às primeiras horas da manhã de sexta-feira, ou pelo menos foi isso que nos disse um senhor que passou por lá e é filho de um doutor, por isso não deve estar a mentir. A Guardia Civil espanhola recebeu uma chamada dando conta de um roubo cometido na área de serviço de Ameyugo. Os mesmos alegados sete jovens serão também responsáveis por assaltos no ano passado, a caminho de outro jogo do alegado Benfica, mas isso parece pouco provável porque, como toda a gente sabe, os adeptos do Benfica não roubam nem espancam.
A Lusa aproveita para esclarecer que é absolutamente falso, ou melhor, alegadamente falso e até presumivelmente incorrecto, que se possa falar em assaltos sem apresentar um contraditório que confunda a interpretação de qualquer pessoa com um mínimo de inteligência, bem como do Sílvio Cervan . Afinal, aquilo que, para uns, é um assalto pode ser descrito sem esforço como uma redistribuição do capital e dos meios de produção.

Concluo: parece que no Cretácico Inferior já houve jornalismo na Lusa, mas agora já não há. E é pena.

20 Comments:

At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Visigordodisse...

A certeza com que afirmas que existe uma suposta LUSA é que acho condenável.
Ou talvez não...

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Repórter Hdisse...

Então mas a chafarica não ia fechar?

Vejo mais actividade aqui, desde que isto "fechou", do que nos tempos que estava "aberta".

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Visigordodisse...

Repórter, e ao ritmo que prosseguem as detenções nas hostes lampiónicas, até o Sancho terá de voltar ao activo, depois de já se encontrar em pleno a gozar uma reforma dourada.

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Diego Armésdisse...

Bulhão, vais perdoar-me - se quiseres -, mas não entendo muito bem a crítica... Insinuas que o uso do termo "alegadamente" numa passagem da notícia, ao referir-se à parte dos assaltos, tem um objectivo obscuro? Não andarás demasiado empolgado com a benfiquização da criminalidade em Portugal, e mesmo além fronteiras mas pela mão de portugueses, que te tem tomado o tempo nas últimas semanas? Vá lá... Perder a graça só para se ser engraçado é um desperdício de talento.

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Bulhão Patodisse...

Ó Diego, o despacho da Lusa ainda é melhor do que me parecia. Refere: "Ao que parece, ainda de acordo com a nota da Guardia Civil espanhola, revelada hoje pela EFE, os sete jovens eram adeptos de uma equipa portuguesa de futebol, que jogou em França para as competições europeias."

Conferir aqui: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1428850

Parece um daqueles "quizes": ora, uma equipa portuguesa de futebol? Que jogou em França? Para as competições europeias? Hum... TEM CINCO SEGUNDOS... Posso pedir a ajuda do público?

Porra! Custa alguma coisa ao cretino que escreveu aquilo dizer que os meninos foram mesmo assistir ao Marselha-Benfica e que, sim, SÃO adeptos do Benfica.

Claro que só os palermas como eu é que generalizam o incidente para todos os benfiquistas, mas felizmente não há muitos como eu.

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Anonymous Anónimodisse...

Escumalha verde. Só se riem com o mal dos outros. Vão ganhar o campeonato da Justiça e da Bolsa, palhaços.
Conheço um dos tiffosi que foi acusado injustamente. Todo o Benfica está contigo João!

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Bulhão Patodisse...

Mais: mobilize-se o país. Os embaixadores. Os diplomatas. Declare-se guerra a Espanha. Anexe-se Lanzarote.

Mas se o João pagasse os caramelos que roubou não estava na choldra.

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger Homem da Luzdisse...

Essa da guerra à Espanha, parece que já foi declarada, por um tal "líder da Juve Leo". Tal como Polga, já chegou tarde.
Sr Bulhão, depois do que todo o país viu que se passou em Alvalade com A.M., isto não é areia que atira para os nossos olhos. São calhaus da calçada.

Abraços da longa pré-época 09/10

 
At terça-feira, 23 março, 2010, Blogger anadisse...

"Mas se o João pagasse os caramelos que roubou não estava na choldra."

Ou se soubesse fazer a coisa comno deve ser... apanhado por apanhado, que fosse por uma coisa como deve ser!

http://antonioboronha.blogspot.com/2010/03/mixurucos.html

 
At quarta-feira, 24 março, 2010, Blogger Diego Armésdisse...

Voltando ao busílis: o que tens aqui, Bulhão, é a nota da Lusa. E nesta nota da Lusa, eles até "presumem" que os jovens tinham ido assistir ao Marselha - Benfica. Parece-me que estás a ter uma reacção um pouco irritada relativamente a esta notícia que é daquelas que, não só não deixa dúvidas a ninguém (alguém não percebeu que eles eram benfiquistas?), como se foca no que é supostamente essencial: um bando de pequenos energúmenos portugueses foi de cana lá na Espanha por andar a gamar guloseimas. Se são do Benfica ou não, para o caso, parece-me acessório (embora não seja necessariamente descartável ou de ignorar). Deontologicamente, tu é que estás a falhar focando-te na característica distintiva dos criminosos e não na notícia, que é o crime, em si. Podíamos entrar aqui numa analogia com racismos e jornalismos à la 24 Horas, mas eu acho que já me fiz entender. Voltando à parte do entusiasmo com a "criminalidade vermelha": todos os entusiasmos têm um perigo à espreita (e eu, benfiquistíssimo, sei bem do que falo, como deves imaginar...).

 
At quarta-feira, 24 março, 2010, Anonymous Anónimodisse...

Claro que só podem ser adeptos vermelhos, pois estão habituados a vários roubos. (Ex. Campeonatos, Taças, Finanças, etc.)

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Blogger Visigordodisse...

Diego, tu continuas a achar normal e louve-se o trabalho destes escribas adeptos da informação do "suponhamos".
Estamos a falar da LUSA ou estamos a falar do Dianabol?
O contorcionismo é exemplar.
Quem transmite informação, não tem de ter pejo em identificar o objecto.
Diego, queres o quê, que a LUSA comece a ser tratada por canal-Benfica?

Já fizeram o suficiente para isso, mas os lagartos continuam a acreditar que um dia destes ainda há-de haver verdade desportiva.

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Anonymous Adamastásiodisse...

Sim, sim, Bolhas, continua a preocupar-te com os malvados do Benfica... Betencotoneteforéva

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=5a2544e8-7b97-46f2-b556-4f95a2a2ada6&idCanal=00000004-0000-0000-0000-000000000004&h=2

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Blogger Diego Armésdisse...

Ó Visigordo, por favor... sim, esta notícia da Lusa é escândalo! É um exemplo de campanha pró-benfiquista! (Se tu conhecesses o director e alguns editores da Lusa, mordias a língua neste preciso instante.)

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Blogger Bulhão Patodisse...

Peço desculpa por chegar atrasado à discussão. Fiquei preso no trânsito.
Eu escrevi esta palermice porque tenho de aturar os despachos da Lusa todos os dias. E é para mim evidente que aqueles fulanos estão com mais medo do que nunca.
Não assumem nada. É "alegadamente" isto; é "presumivelmente" aquilo. É um "clube que terá jogado na Europa" sem dizer qual é. É "dizem que foi administrador, mas a Lusa não conseguiu confirmar"...
Há uma cultura de receio naquela casa que é muito irritante. O texto saiu sobre o Benfica. Podia ter sido sobre o governo. Ou a PT. Ou o PSD. Ou sobre o Benfica.
Evidentemente que é uma coincidência que, em 542 posts do Mãos ao Ar, 387 refiram o Benfica [dados do Blogger].
Aconteceu! Se eu não fosse escrupulosamente honesto (não confundir com escrufuloso, que é outra coisa!), vocês ainda podiam protestar.
Agora, assim, não!

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Blogger Diego Armésdisse...

Pronto, se foi mera coincidência, não reclamo mais. E, de facto, conhecendo quem toma as rédeas daquela casa, não me admira que o politicamente correcto reine por ali. Afinal, Bulhão, devo-te um pedido de desculpas - anota aí "o Diego está a dever-me um pedido de desculpas". Cuidei que estavas a ser um anti-benfiquista mesquinha e, afinal de contas, o que tu queres é ver reposto o bom-nome do jornalismo do Estado.

 
At quinta-feira, 25 março, 2010, Blogger Bulhão Patodisse...

Pssstt. Malta? Ele já se foi embora?
O gajo caiu naquela do "ah e tal, isto calhou ser sobre o Benfica, o que eu queria era fazer crítica social. Per amor de Deus, Diego, então eu entrava num esquema desses?".
Evidentemente que o texto – aliás, sublime – reforça aquilo que tenho gritado no metropolitano quatro vezes por semana (à sexta, eu descanso). Há uma conspiração dos gajos dos jornais para calar todas as barbaridades que o Benfica faz. Aquela conversa do "serviço de informação do Estado" era só para entreter.
Agora não se descosam.

 
At sexta-feira, 26 março, 2010, Blogger Visigordodisse...

Ele já foi embora, comeu essa do romantismo, mas eu ainda lhe queria dizer que esperava muito mais da LUSA, um orgão que ainda não há muito tempo atrás, era fiável e tinha tomates para não dar este tipo de notícia.
Mas enfim, por mim, Bulhão, também não há-de saber.

 
At sexta-feira, 26 março, 2010, Blogger Francisdisse...

ahahahahahahahahahahahahah
brilhante...

 
At sexta-feira, 26 março, 2010, Blogger Diego Armésdisse...

Oh, diabo... Então isso era tudo mentira? Falase muito da Lusa, mas tu mais pareces O Jogo. Um dia, deixo de te ler. Ficas já avisado. A não ser que faças como o dito jornal e metas uma senhora na penúltima página...

 

Enviar um comentário

<< Home