Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

domingo, agosto 16, 2009

Odores da estação

Os manuais de navegação ensinam que, perante a iminência da catástrofe, um único homem (o comandante) deve tomar as rédeas da embarcação (péssima metáfora, péssima! Isto começa mal. Em termos desportivos, esta metáfora é equivalente a três passes falhados pelo Abel a dois metros do colega). Bem ou mal, cabe ao comandante decidir a rota e os procedimentos, obedecendo apenas ao seu instinto.
Em contrapartida, diz o mais elementar bom senso que, se todos os tripulantes expressarem abertamente a sua opinião, o navio tornar-se-á, sem dúvida, mais democrático. E terá todas as condições também de se transformar num naufrágio muito democrático.
Desconfio que há um comandante em Alvalade, mas não posso garantir. Os seus únicos sinais de vida são meros soluços que, ainda por cima, exigem interpretação externa por uma brigada semiótica que pese a significância de cada palavra e determine o que o senhor pretendia efectivamente dizer. Mas é possível que exista. Mesmo assim, correrei o risco de sugerir uma rota para evitar a catástrofe.
Cá vai ela.
Não sou daqueles que procura um bode expiatório como responsável pelos desaires. [Pausa para os senhores acabarem de rir. Muito obrigado]. Mas vou abrir uma excepção: a culpa de todos os desaires que o Sporting sofreu nos últimos 12 meses é do Polga. Isso mesmo, do único jogador campeão mundial de selecções que passou pelo futebol português.
Não me interpretem mal. Sempre gostei do Polga. Nos tempos que correm, em que a união entre os clubes e os seus jogadores dura tanto ou menos do que os casamentos de Henrique VIII ou o estado de graça do Patric, é cada vez mais raro assistir à ascensão, consolidação e declínio de um jogador no mesmo clube. O normal nos clubes portugueses é presenciar a ascensão de um jovem prodígio e vê-lo consolidar-se noutro lado qualquer. Excepto se o jovem prodígio for o Ronny. Aí, o normal será presenciar o declínio contínuo do jovem prodígio até ao ponto em que nós, na bancada, começamos a pensar que até um escaravelho-bosteiro dominaria melhor a sua bola de excrementos do que ele.
Com Polga, vimos o ciclo de vida todo. Transpirava classe em 2003. Fez imensa falta na final da Taça UEFA em 2005, naquele que foi o maior erro de Peseiro. Aprimorou-se em 2005/2006 (para mim, a sua melhor temporada). Manteve o nível até 2007. Formou uma dupla de respeito com Tonel e foi responsável por duas das melhores temporadas defensivas da história do Sporting. Desde então, porém, tem perdido o viço como as rosas de Malherbe, os editoriais do Vítor Serpa ou o juízo do João Gabriel.
A lista de erros clamorosos ocuparia o resto da página virtual deste blogue. Só no ano passado, custou golos em Belém, em casa com o Braga e o Benfica. Na terrível eliminatória com o Bayern, falhou mais do que qualquer outro. Este ano, já acumula duas baldas em três jogos oficiais. Falhou com o Twente. E falhou ontem duas vezes (a segunda não deu golo por acaso). Antes de qualquer outra mudança cosmética, a saída de Polga do onze é por isso o primeiro remédio para a retoma.
Custa-me muito dizer-te isto, Anderson, sobretudo porque foste (quase) sempre fiel à causa e te tornaste um dos estrangeiros com mais jogos pelo clube (243). Se os cães pisteiros que andaram a farejar a Maddy pelos botecos do Algarve te apanhassem o cheiro não tardariam a dar sinal. É que, como diria a TVI, a tua carreira exala já um profundo odor a cadáver.

7 Comments:

At domingo, 16 agosto, 2009, Anonymous Várzea do Lagarto a Sofrer com o Fuso Horáriodisse...

Mai nada!...
Este ano começas cedo! (A propósito, devias dedicar alguma reflexão aos trocadilhos que se avizinham com a palavra cedo... tipo: "Este ataque leonino Caicedo na área adversária...")
Se começas a apontar o dedo (que é feio!...) varres aquilo tudo com o indicador...
Então e o Bento?... Está lá há quantos anos?... Ele não vê as baldas?... É que eu a 12 Mil Km de distância e com um streaming do terceiro Mundo consegui ver o Polga ainda mais trôpego.

O meu joga agora... vamos ver se consigo ficar acordado. Tenho aqui uma sopita de cobra e uma malga de noodles uatakang com miolo de manauak pra me aconchegar pela noite!...

Ai Bettencourt, tens muito que falar aos sócios senão limpam-te o cebo!!!
Saudações!

 
At domingo, 16 agosto, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Não desfazendo... O meu amigo falou cedo de mais! Oxalá os noodles uakatang não tenham caído na fraqueza...

 
At segunda-feira, 17 agosto, 2009, Anonymous Anónimodisse...

Caríssimos:
felizmente nasci sportinguista. Com sete anos sofria como um desalmado pelo Paulinho Cascavel e pelo Douglas no velhinho Alvalade. Cresci e aprendi a ser do Sporting. Colei um poster do grande Balacov na porta do meu quarto. Chorei quando o Figo quase nos deu a vitória frente ao Madrid, e o Valcx ali tão perto....A primeira vez que vi o SCP ganhar foi no Jamor... quando o Iorda marcou o segundo fui às redes.... nunca hei-de esquecer... O meu pai, velho leão, sempre me ensinou esta maneira de ser. É por ele que mais sofro, quando vejo o meu querido Sporting jogar tão mal... já nem lhe pergunto pelo nosso SCP quando lhe telefono... cresci numa terra de leões, e hoje vivo na terra dos dragões: seres míticos mas que não existem. Por desfaçatez do destino namoro com uma feroz lampiona. Vivo no Porto, terra de temerários leões. Mas tudo isto só faz crescer o meu amor pelo grande, único, e sempre maior Sporting. Visito com muito agrado este site, como visito outros sites leoninos. Acreditem, para quem vive no Porto, estes blogs são a prova de que o Sporting vive para além de toda esta gente que pensa que somos de papel, somos gente com voz, que tem um amor insuperável pelo seu clube e que nunca desarma ao ver a camisola verde e branca. Amanhã vou fazer-me sócio. Porque quero deixar de ser apenas mais um. Quero mostrar o meu amor pelo Sporting. Joga pouco? Eu sei. Não tem contratações sonantes? Pois não. Mas é o grande Sporting e só isso me basta. Àqueles que não são sócios, façamo como eu: juntem o vosso nome à ilustre lista daqueles que que apoiam estas briosas cores: o verde e branco. Estou farto do Paulo Bento. Estou farto do losângulo. Mas sou cada vez mais sportinguista! VIVA O SPORTING !

Leão da Invicta

 
At segunda-feira, 17 agosto, 2009, Anonymous Várzea do Lagarto Empatadodisse...

Caro Culhão!... O amigo confundiu a saudade e a expectativa de rever um jogo de bola (pra mim já vão mais de 4 meses de míngua), com euforia desmedida (servida de barbas e bigode, geralmente) na qual não me incluo.

Aliás, deixei de me inmiscuir nessas turbulencias das contratações de nomes sonantes e frases feitas de apelo às "massas" (quando "o que é bom é pão com chouriço" — citando Zé Crispim, esse visionário), porque também eu já estou farto dos losangos do Jesus (tenho o trauma dos pullovers que a minha tia me oferecia no "Natal") e farto do Paulo Bento, no papel do Calimero.

Gosto de ler que ainda há Leões como os do post anterior. Mesmo com a barca a virar não desistem.
O meu vizinho ainda continua (desde adolescente) a escrever à Brooke Shields pelo Natal (lá está o Jesus) e a enviar-lhe umas meias de presente (lá estão os losangos) e pelo Ano Novo continua a lamentar-se de ainda não ter tido resposta!... Tal como tu caro Culhão, também eu não percebo as minhas analogias, mas a coisa tem a ver com continuar a dar dinheiro a chulos e parasitas (lá está o Natal, de novo, na vertente materialista) e depois achar que é para sustentar uma causa nobre!...

Ganhem e voltem a ganhar, joguem bem ou joguem ainda melhor, serão sempre sombras dos ídolos que tínhamos nos posters e nos cromos.

Este Benfica parece melhor do que qualquer outro da passada época. Este Benfica também parece ter gasto uns trocos a mais do que o Benfica da passada época. Este Benfica ainda parece ter mais sócios do que na passada época. Este Benfica parece ter o presidente das passadas épocas. Este Benfica ainda não ganhou nada à semelhança das passadas épocas.

Consegui ficar acordado até ao fim do jogo, mas o streaming, aqui onde a banda é pouco larga, não me deixou ver o penalty do Cardozo entrar na baliza... mas parece que no estádio também ninguém conseguiu ver (Ha, ha, ha...). Apesar do Paraguaio partir pra bola cheio de fé, como disse Jesus (o outro, que apesar do tamanho da fé, nem sempre a coisa segue o caminho da estrela).

Saudações!

 
At segunda-feira, 17 agosto, 2009, Anonymous anadisse...

Fénix, não podes fazer a coisa por menos? Tipo, "estás a precisar de tomar um banhinho de champanhe para tirar esse cheiro a mofo"? Cadáver?!?... O homem está atravessar uma fase má. Não o enterres já. Coincidência ou não, as performances dele pioraram com a chegada do Patrício à baliza. Será falta de confiança no miúdo, e, na ânsia de a tudo querer acorrer, só faz m****?

 
At terça-feira, 18 agosto, 2009, Anonymous AACdisse...

Cruel, caro BP. Muito cruel.

 
At quarta-feira, 19 agosto, 2009, Blogger Bulhão Patodisse...

Sou o primeiro a lamentá-lo, mas o Polga voltou a dar um golo ao adversário. Não está mal: três baldas em quatro jogos!

 

Enviar um comentário

<< Home