Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

quarta-feira, setembro 21, 2005

O Agoiro

Não acredito em azar no futebol. Uma equipa ou é válida ou composta por inválidos. Ao presidente, cabe contratar jogadores de qualidade ou seduzir semanalmente o trio de arbitragem com moldavas prodigiosas ou duetos de cabeleireiras que visitem hóteis. Para mim, tanto me faz, como diriam os sexualmente duvidosos DZRT. Há quem queira jogar bem e há quem esteja farto de notícias más.
Dito isto, e mesmo levando em conta que não sou supersticioso, há pequenas rotinas que têm de ser introduzidas em dias de jogo. A camisa e os sapatos da sorte são indispensáveis. Fazer passar a marcha do clube três vezes no leitor de CD do carro é obrigatório. De resto, pouco mais. Sair do carro com o pé direito, subir a escadaria do estádio com cuidado para, de vinte em vinte passos, pisar o degrau com o pé esquerdo. Cumprimentar a primeira pessoa que encontro no segundo anel com a exclamação: "Os gajos são difíceis, hein!?!" Enfim, os pequenos tiques que todos temos e que são decisivos para o resultado final do jogo.
No domínio da superstição, há poucas coisas piores do que ouvir alguém dizer: "Isto é canja!" ou "Aquele gajo não joga nada!". É mais que certo que a canja vai azedar e o trauliteiro citado vai marcar dois golos de antologia. A mística do futebol tem muito a ver com a do teatro. Excepto talvez que, quando alguém grita "Parte uma perna", não está seguramente a desejar boa sorte ao rival. Sobretudo se o berro for dirigido ao Simão Sabrosa.
Depois, há os amigos. Aqueles que dão sorte e os outros, os que inquinam a engrenagem. O Sancho Urraco, colega neste blogue, pertence ao segundo grupo. É o típico amuleto que, só pela sua presença, faz secar um oásis no deserto. Todas as vitórias de que me lembro foram registadas na sua (abençoada) ausência. As derrotas, essas, foram sempre observadas lado a lado: unhas roídas, sofrimento agudo, os minutos que passam, o golo que tarda. Ao longo destes anos, a mera presença do Sancho fez brilhar nomes tão sonantes como Mangonga (Gil Vicente), Mauro (P. Ferreira) ou Nandinho (Alverca). A lista de adversários europeus bem sucedidos é maior do que a dos administradores públicos já nomeados pelo Sócrates. E o Sancho, alheio à realidade incontornável, continua impávido, convencido de que não é ele o agoiro. Diz, com descaramento, que não tem culpa e que a superstição é o refúgio dos tolinhos.
Gasta o clube uma fortuna para contratar reforços e mais valia que contratasse um padre (o Melícias não, por favor) para o exorcizar!
Este fim de semana, o Sancho repetiu a gracinha e chegou de viagem mais cedo do que o previsto. Apeteceu-me esmurrá-lo, desejo legítimo e comum à maioria dos adeptos do meu sector, se soubesse do historial da personagem. É por estas e por outras que tenho pena que a figura jurídica do auto-de-fé tenha desaparecido precocemente do nosso código penal. Queimava-se o Sancho e, já agora, o presidente e o treinador para poupar lenha. E a vida voltaria à normalidade.

9 Comments:

At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Blogger Ruidisse...

Olha que não sei...

Creio que o Sancho se registou recentemente no Forum da Savana.

Se assim fôr, ele que pesquise um thread bastante concorrido da época passada relativo a agoiros, amuletos e afins...

No final acabou tudo por falhar, apesar do começo moralizador.

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

ehehehehe belo post! O meu colega de blog, o joaoscp tb é um agoiro de primeira! sempre que vai á bola aquilo corre mal :)

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

discordo da acusação feita pelo Sector. Sempre q fui ao XXI, o Sporting ganhou. E mais,não só ganhou como inclusivê goleou. Passei de Agoiro a Amulento.;-> a vida tem destas coisas!

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Já tentei suborná-lo. Já o aliciei com propostas desonestas. Já o tranquei à chave. Resta-me espancá-lo. E já faltou menos...

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Como te compreendo Bulhão, também eu tenho um colega de trabalho que é uma grande ave de agoiro, e que tal como o teu amigo diz que a presença dele não tem influência nas derrotas do nosso Sporting.
Proponho-te que tentes expulsar do teu sector esse teu "colega" (desculpa usar este termo porque me faz lembrar as raparigas de vida fácil), porque eu aqui na empresa vou tentar correr também com este gajo que aqui tenho.

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Acabe-se já com a raça desse agoiro!

De certeza que esse Sancho estava cá no final da época passada!

 
At quarta-feira, 21 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Caro RR. Acertou na mocuhe. Na época passada, o Sancho chegou a Portugal na véspera do Benfica-Sporting e deixou-se ficar até à final com o CSKA. Julgo que não é preciso dizer mais nada.

 
At quinta-feira, 22 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Apoio o Bulhão Pato na questão dos Agoiros porque me identifico com ele quando no Restelo a vencer o Sporting por 2-0 aos 85' eu gritei ao Paulo Alves que acabara de entrar, 'GRANDE CEPO, ÉS UM CEPO', daí para a frente tb acho sempre que os adversários são os mais fortes e poderosos do mundo e ainda hoje tenho pesadelos com os 2 golos dele!

Depois desta cena quando me juntava com um amigo Sportinguista e outro Portista para vermos os jogos fora dos lampiões, chegámos ao cumulo de num Maritimo-Benfica 3-0, com o resultado em 1-0 e um jogador Maritimista isolado frente ao GR com a bola perfeitamente controlada dizermos cada um:
'Éh pá já adiantou demais'
'Grande animal, vai muito depressa'

Uma vez tive a infelicidade de ver um jogo na TV com o meu Pai, que aos 60' com 0-1 disse: 'O resultado está feito!
Obrigei-o a apostar 50 contos ou a retirar o que disse.
E afinal tinha razão, não sem antes ver duas bolas nos postes.
'Este gr é fantástico'

 
At terça-feira, 27 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Estava a pensar oferecer uma prendita ao Sancho.... Que tal bilhete de época, de maneira a não falhar nenhum joguito?

Devia haver mais lagartos assim!!!! Viva o Sancho!!!

Não muda lagartinho, vai? (com sotaque brasileiro)

 

Enviar um comentário

<< Home