Mãos ao ar

Blogue de discussão desportiva. Qualquer semelhança entre este blogue e uma fonte de informação credível é pura coincidência e não foi minimamente prevista pelos seus autores. Desde já nos penitenciamos se, acidentalmente, relatarmos uma informação com um fundo de verdade. Não era, nem é, nossa intenção.

domingo, setembro 25, 2005

A Lista

A comissão de comemoração do centenário do Sporting reúne tamanha confusão de nomes e personalidades que, à primeira vista, parece ter sido idealizada por alguém chegado ao clube há dois dias. A própria lista de Schindler tinha mais método e organização do que esta. É que o industrial alemão poderia sempre alegar que escolheu os nomes que pôde. A direcção do Sporting elegeu os 100 nomes que quis. E o resultado foi desastroso.
Quando se apresenta um quadro desta natureza, o pior que pode suceder é a falta de transparência dos critérios que levaram à selecção. É evidente que, mesmo entre mim e o Sancho, provavelmente não chegaríamos aos mesmos nomes. Mas é essencial que não restem dúvidas de que houve ponderação e foram definidos critérios. A lista dos 100 nomes apresentados pela direcção não cumpre requisitos, nem mostra sentimento. É tão impessoal como um notário e tão fria como um caixa de um banco. É, com pena, o reflexo do Sporting actual.
Comecemos pelos erros de casting. Seguramente que os directores-gerais da Siemens (um alemão), da Coca-Cola (um espanhol) ou da IBM (um português) são excelentes pessoas, ajudam velhinhas a atravessar a rua e nunca destruíram uma área de serviço com a Juventude Leonina (ah! que memórias!). Mas a sua escolha faz tanto sentido como seleccionar Vale e Azevedo para dirigir a direcção-geral de combate ao banditismo.
Da análise que fiz aos nomes, contei 6 presidentes de bancos, 2 presidentes de grupos económicos, 2 juízes, 2 gestores, 3 economistas, 3 deputados, 6 "artistas" mais cinco actores e actrizes. Que Sporting é este? Quem representa esta gente? Fátima Lopes (apresentadora de TV), Homem Cardoso (fotógrafo) ou José-Augusto França (historiador de arte) não tiveram qualquer contacto com a vida desportiva do Sporting ou da República. São sportinguistas? Eu também e o senhor do quiosque mais ainda. Não chega como motivo para tamanha distinção. A sua inclusão desvaloriza a lista e ridiculariza os promotores.
Há também injustiças grosseiras. Mário Saldanha é presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, mas não prestou serviços relevantes ao clube (foi um medíocre jogador júnior). Foi escolhido porquê? A lista omite personalidades do basquetebol do clube como Edgar Vital, Nélson Serra, Nuno Branco ou Augusto Baganha. A selecção desta comissão deveria ter sido feita com luvas de pelúcia. Ao invés, usaram martelo pneumático.
João Rocha foi presidente do Sporting num dos períodos mais brilhantes da história do clube. Não sou rochista (proíbo, desde já, os leitores de adicionarem um B à palavra!?!), mas reconheço-lhe mérito e devoção. A sua omissão insulta a história do clube.
O bilharista Jorge Theriaga, o atirador Armando Marques(medalhado em Montreal'76) ou o atleta Rui Silva não constam. Nem os futebolistas Carlos Xavier, Oceano, Beto ou Pedro Barbosa - todos com mais de 250 jogos no campeonato. Rui Jordão e Carlos Gomes não foram escolhidos. Carvalho e Fraguito também não. Mas houve espaço para incluir personalides da vida leonina como Jardim Gonçalves, o Dr. Karim Vakil ou a fadista Maria Armanda.

11 Comments:

At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

é para veres o que vale o teu clube de riquinhos e snobes.

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Blogger Deepdreamdisse...

A lista tem o valor que tem ( a nivel pessoal nehum ) , outros nomes ficaram por falar , mas esta actuação do Sporting só se deve à actual direção . Palavra de ordem , rua com eles .

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Muito bem!

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Blogger Rotura de ligamentosdisse...

Incrível. Sabes onde poderei consultar essa lista?

A propósito, o Mãos ao Ar está linkado no Castigo Máximo.

Abraço

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

A lista está disponível em: http://www.sporting.pt/Clube/Centenario/Centenario_ComissaoHonra.asp

Já linkei o Castigo Máximo nesta página.

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Linkaste mal o castigo máximo, o link não funciona (tem umas aspas a mais no final)

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Blogger Bulhão Patodisse...

Corrigido. Obrigado.

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

O facto do SENHOR João Rocha não estar presente nesta lista de 100 personalidades (???) da vida do Sporting só se justifica pelo facto destes dirigentes não terem o mínimo conhecimento da história do clube e de não estarem minimamente interessados em inteirar-se.
Outro facto ridículo tem a ver com a ausência de Dias Ferreira e a presença da sua irmã Manuela Ferreira Leite.A Comissão mdo Centenário segue a filosofia do Scolari, que por birra não convocou o Vitor Baía para convocar o Bruno Vale.
Tenham vergonha e não reneguem a história do clube. Façam o favor de abandonar o clube para que este seja devolvido aos verdadeiros sportinguistas o mais rápido possível.

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Quem foi o João Rocha? Um borra-botas que fugiu e deixou o Sporting na penúria.

 
At segunda-feira, 26 setembro, 2005, Anonymous Anónimodisse...

Chalana, qual?
O que está envolvido por testemunhas no processo Casa Pia?

 
At quarta-feira, 28 setembro, 2005, Blogger Apredisse...

Mas afinal querem uma lista para dizerem que são a elite ou uma lista com a elite leonina, que escandalo, a ausência de alguns nomes referidos!

 

Enviar um comentário

<< Home