quinta-feira, setembro 22, 2005

A Escala de Barbas

O português, já se sabe, pela-se por festas. Qualquer notícia de somenos torna-se pretexto para um carnaval de dimensões desproporcionais. A rapaziada sai para a rua, buzina como se não houvesse amanhã, grita histericamente e esquece, por momentos, que o IVA aumentou três vezes em quatro anos. O futebol e o Benfica, em particular, são os melhores exemplos desta euforia esquizofrénica.
Secundados por uma imprensa tão ridícula como histérica, os adeptos do Benfica contam-se entre os mais crédulos da Criação. Quem esquece a saga de há três anos, iniciada com o Dream team, prosseguida com o Dream II e o Benfica de Ouro. Crédulos, os fiéis acorreram à Luz, ciosos do milagre de multiplicação. Em vez das rosas de D. Inês, queriam golos, muito golos. Debalde.
Tenho para mim que o adepto benfiquista representa um estádio menor de desenvolvimento cognitivo humano. Falta-lhe o gene do bom senso, que não se compra na botica. Falta-lhe o da moderação, que não abunda na farmácia. E falta-lhe o da inteligência, mas esse, amigos, remonta aos pais e demais antepassados.
Ao longo dos anos, os sócios do clube elegeram democraticamente uma legião de cabotinos para os liderar. João Santos dormitava nas assembleias gerais. Jorge de Brito vivia numa dimensão paralela com duendes e elfos misturados com golos do Eusébio. Manuel Damásio terá sido o presidente mais ingénuo que Pinto da Costa teve o gosto de deglutir. Chegou depois Vale e Azevedo, eterno ídolo para os produtores deste blogue, homem sem mácula e de pêlo na venta, dotado de visão de futuro e de imenso altruísmo na gestão da causa. Vale e Azevedo transformou para sempre a relação do Benfica com os seus credores e com a sociedade em geral, mas, como todos os grandes líderes, de Gandhi a Mandela, teve razão antes de tempo. Prenderam-no, como Gandhi e Mandela, e libertaram-no como Gandhi e Mandela. Talvez um dia ele volte para acabar o trabalho.
Quando Manuel Vilarinho tomou posse, alguns adeptos rivais temeram, resignados, o aparente regresso à normalidade do clube. De penalty em penalty, Vilarinho mostrou-lhes que não havia motivos para receios.
Luís Filipe Vieira é talvez o líder benfiquista mais parecido com Vale e Azevedo. Desperta os mesmos instintos primários, as mesmas explosões guturais, as mesmas euforias esquizofrénicas, que transformam um 12.º lugar na melhor coisa que poderia suceder ao Benfica.
Pergunta fundamental: porque votam os sócios do Benfica nestes talibãs? Para responder, preciso de introduzir um conceito revolucionário na discussão. Nestes anos todos, qual é a imagem que melhor se coaduna com o Benfica? As botas voadoras de Pacheco na final de Estugarda com o PSV? O penalty falhado de Veloso no mesmo jogo? O sorriso resignado de Enke em Vigo, depois de fazer sete vezes a mesma viagem ao fundo da baliza? As imagens de Vale e Azevedo em prisão domiciliária? O iate Lucky me? Não, amigos, a imagem que melhor descreve o Benfica é o Barbas de cócoras no dia da inauguração do novo estádio, deglutindo garbosamente pedaços de relva para "exemplificar aos jogadores o que é o Benfica".
Os terramotos têm escalas de Richter e Mercalli para medir a intensidade e a magnitude. Eu proponho a escala de Barbas para medir o benfiquismo. O taxista Jorge Máximo, homem que se exalta nas assembleias gerais, merece claramente um 10 na escala de Barbas. O moderado Toni, sempre pronto a ver mérito no adversário, merece um 3. E por aí adiante.
Regressando à pergunta original, porque votam os sócios nestes dirigentes? Porque maioritariamente o sócio do Benfica merece entre 8 e 10 na escala de Barbas. De certa forma, o Barbas é o Benfica. E isso diz quase tudo.

36 comentários:

  1. Proponho para o rapaz que se intitula como "Seus Lagartos Broncos" a escala 10 na Escala de Barbas.
    Mas para isso tem que voltar ao nosso alegre convívio, é que isto sem ele e sem a águia Vitória e o seu tratador não tem a mesma graça

    ResponderEliminar
  2. Tem uma piada do caraças. E a escala para medir lagartos, qual é? Deixem-me adivinhar: a escala Jorge Gonçalves. aposto que imbelicidades como joão Braga ou Dias da Cunha teriam 10. Vocês são os reis da palavra, mas no campo não jogam nada. Viu-se na choupana.

    ResponderEliminar
  3. HAHAHAHHAAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAH
    LLIIIIIIINNNNDDODOOOOO!!!!!

    O Toni é um 2 na escala de Barbas!
    Vale e Azevedo ainda deixou obra por fazer!

    Estive a ler para trás os posts que tinha perdido e vou em 5/9, quero resumir:
    Apoio o Bulhão Pato na questão dos Agoiros porque me identifico com ele quando no Restelo a vencer o Sporting por 2-0 aos 85' eu gritei ao Paulo Alves que acabara de entrar, 'GRANDE CEPO, ÉS UM CEPO', daí para a frente tb acho sempre que os adversários são os mais fortes e poderosos do mundo e ainda hoje tenho pesadelos com os 2 golos dele!

    Quanto à defesa e ataque ao Mourinho e Eusébio, concordo excepto na ausência de explicação para os sucessos internacionais do FCP (que me deram a ganhar 1000 contos numa aposta na Ladbrokes).

    Quanto a Figo e às galinhas acéfalas degoladas e ao Baia no jogo de Glasgow , nada a dizer concordo com tudo e diverti-me imenso a ler-vos aos dois.

    ResponderEliminar
  4. Fiz um link para este blog por causa deste texto, o vosso sitemeter pode acusar.

    ResponderEliminar
  5. ehehehehe Muito bom a escala de Barbas!!! O Simão Sabrosa já tem um deplorável 7/10 na escala de barbas ;)

    ResponderEliminar
  6. Se há coisa que eu não gosto, é ter lagartos com laivos de aproximação infantil, utilizando termos como "rapaz", ou até "amigo", como já um dos autores deste blog uma vez utilizou! Odeio lagartos e ponto! E já agora, uma palavra para o texto original: está de facto explícito... de tal forma que aqui o "506 fraco" até aprendeu a contar até 10!

    Sobre o conteúdo da prosa, existem também figurões supostamente lagartos, que nos deixaram boas memórias, e alguns até ainda nos lixam a vida... pelo menos aos que moram em Lisboa.

    Vamos ao célebre "Bigodes", um camarada honesto, e tão honesto que, se não estou enganado, ainda está fugido em África e com muita coisa por explicar cá. Se calhar está à espera que prescreva, para poder regressar e também escrever um livro.

    Temos um outro que, desde águas a gasolinas, também tem toda a pinta de ser um indivíduo sério. De tal forma que até lhe raptaram o filho (um maduro de trinta e tal anos na altura), ainda mais mafioso que o pai e que depois apareceu sem se perceber muito bem o que se tinha passado. Até se suspeitou que tinha sido o próprio pai que teria encomendado o número...

    Há também "O político". Foi tão breve a sua passagem, que alguns dos lagartos (que estão ao sol para aquecer e tentar fazer funcionar o pouco cérebro que têm) nem se aperceberam bem do que é que ele lá foi fazer... Pelo menos deixou uma obra: um elevador para o seu gabinete vindo directamente do parque de estacionamento! Era só por medidas de segurança... sim, sim...

    E por fim, o "Empresário". Bom, também foi um presidente justo e desinteressado do clube. Mas já agora, há um vinho do Sporting não é? Deve ser cá uma zurrapa, mas ainda assim, já alguém se questionou de onde é que ele vem?

    Já sobre figuras de adeptos emblemáticas do Sporting, não me lembro assim de nenhuma... Mas isso talvez porque, se calhar são senhores que mordem nas mãos que lhes dão de comer... ou até têm vergonha do clube do qual se dizem adeptos... Quem não se lembra dos cartões de sócio a arder na pista de tartan do velhinho estádio José de Alvalade?

    Seus excrementos cínicos!

    PS - que me perdoem a falta de tempo (sou um assalariado da PT e tenho muito tempo para brincar... mas não aqui), mas não deu para enumerar todos os dignos dirigentes da lagartagem... a começar pelo fundador, que morreu de sífilis! Aaah leão...

    ResponderEliminar
  7. Olha lá oh "Seus Lagartos Brancos", disseram-me agora que afinal eras tu a águia do espanhol, e acho que não é por causa do peito, é mesmo pelas unhas dos pés.
    Como assalariado da PT que és, deves valer para aí o custo de um chamada regional nocturna, é que não vales uma merda.

    ResponderEliminar
  8. Só um reparo ao teu divertido texto: a Dama das Rosas foi a rainha Santa Isabel. A Inês, coitadinha, era mais papoilas.

    ResponderEliminar
  9. Pronto!

    Deixo a todos os leitores, e em especial aos mentores deste blog maçador, e espero também reguladores, que intervenham sobre a pessoa deste "Juveneno Pévnis", que como demonstrou, não tem fair-play nos comentários, recorre a baixarias verbais na falta de argumentação (coitado... não dá para mais), enfim... o espelho dos excrementos leoninos em geral!

    Termino aqui. Mas antes se calhar, deixava uma sugestão no ar, ao Bulhão Pato e Sancho Urraca (gays, vê-se logo pelos nomes efeminados): a inclusão de testes de QI aos comentadores vossos amigos, de forma a que o nível, apesar de mau, não fique pior!

    ResponderEliminar
  10. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLLLLLLLL

    É isso exactamente, mas a escala a falar a verdade deveria ser negativa!!

    PS. Jorge Gonçalves, que lá terá os seus genes de gatuno, foi absolvido daquilo que estava acusado, tanto assim que já voltou a Lisboa entretanto.

    PPS. Será por esta Escala Barbas que há poucas semanas a paparoca da galinha vitória desapareceu da gamela, rapinada por algum "barbas" mais esfomeado?

    ResponderEliminar
  11. O clube dos filhos dos viscondes é só feito de gente chic. Tão orgulhosos das suas origens e tão parvinhos. O benfica é do povo e é isso que vocês não percebem.

    ResponderEliminar
  12. Para o excelentíssimo senhor Seus Lagartos Broncos: para um blogue maçador,nada como tu contribuíres com visitas, e logo com dois textos grandinhos, hem? O que faria se não fosse maçador!

    Quanto aos nomes efeminados, apenas um reparo - é Sancho Urraco, e não Sancho Urraca! Urraca foi rainha de Portugal, casada com D. Afonso II, Urraco é um pseudónimo muito macho, ok?

    ResponderEliminar
  13. O Lagartos brancos pensa que teríamos qualquer interesse em ter como figuras simbólicas, cromos como aqueles aqui referidos, a merda ficou toda no glorias não fazem cá falta nenhuma.
    Já agora, em vez de andares aqui a perder tempo com os lagartos, vai à festa do Glorias e encontra o Barbas, pois provavelmente fartou-se da relva e comeu o almoço do milhafre...

    ResponderEliminar
  14. Este texto é das melhores definições históricas de Benfiquismo que já li, está absolutamente genial!

    Vou fazer comentários pelos posts abaixo para recuperar o tempo perdido.

    ResponderEliminar
  15. O "Seus Lagartos Broncos" afinal não é a águia Vitória. É um dos piolhos da farpalhuda e máscula (porque o rapaz tem traumas sexuais) barba do rapaz da Costa Caparica.
    De qualquer modo aquilo de ser assalariado PT foi bem enquanto durou, pois a sua masculinidade não lhe permitiu andar agarrado aos cabos, de tão grossos eles serem.

    ResponderEliminar
  16. Começando a longa lista de feed-back.
    Ao apre, agradeço o link. Reflectiu-se, e de que maneira, na audiência do dia! Em termos de audiência, o meu bom amigo está para nós como o Telejornal está para os programas culturais da TV2 – a milhas de distância.
    Desmarco-me completamente da polémica entre o Juveneno e o Seus Lagartos Brancos. O meu objectivo com este post era homenagear o achado antropológico que é o adepto benfiquista, mas fui desvirtuado.
    Aos restantes leitores, peço que ignorem o Sancho. O homem está doido.

    ResponderEliminar
  17. De facto so de um lagarto se espera que até uma final da Taça do Campeões Europeus seja motivo de chalaça.
    Caso clínico este do síndrome dos 18....

    ResponderEliminar
  18. O dia em que o Benfica perdeu com o Psveindoven foi um dia feliz para os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  19. Gandhi a Mandela, teve razão antes de tempo. Prenderam-no, como Gandhi e Mandela, e libertaram-no como Gandhi e Mandela.

    Realmente o Benfica deveria ser comparado com o Ganndhi ou o Mandela e não os Presidentes do clube porquê, por ser grande e vitorioso é odiado e invejado e maltratado pelos terroristas e essa grandeza assusta e atemoriza os adversários.

    ResponderEliminar
  20. Acho que o "Seus Lagartos Broncos" é um infiltrado sportinguista que faz aqui o papel do lampião tarolhoco, para dar um toque de brejeirice a um blog intelectualmente evoluído.
    Contudo não desistas, porque tantas vezes o Cântaro vai à fonte que podes partir o Ca(n)tarin(h)o.

    ResponderEliminar
  21. E QUE TAL A ESCALA DE MERDA PARA MEDIR O FERVOR CLUBÍSTICO DOS SPORTINGUISTAS E PORTISTAS?

    AÍ,LEVAM TODOS 10!!!

    ResponderEliminar
  22. HILARIANTE!!!!! HEHEHEHEHEHEHEHE

    Mesmo assim ainda faltou referencia a outro magnifico lampião de nome Maximiano "el fugareiro"...

    Parabens!!!!

    ResponderEliminar
  23. A referência ao Jorge Máximo não faltou, está no texto com um claro 10, aliás como alguns outros leitores do Apre.

    Ontem este blog meteu o boost depois do link no Apre, seguiram-se outros entre os quais o forum Sportingcp.artinova, que devem ter rebentado com a escala do dia, mais do que merecido!

    ResponderEliminar
  24. Caros Bulhão Pato e Sancho Urraco, Leiam novamente os comentários ao vosso 1º post.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Isto parece um masturbatório de lagartos. Todos a baterem sarapitolas uns aos outros. Que a tendência gay está nos genes lagartos, ou os viscondes não fossem de linhagem gay cruzados com bastardos ingleses, daí o nome: Sporting.
    Espero que nenhum de vcs dê um peidinho, senão fica o blog todo a pingar nhanha.
    Que culpa tem o Benfica de vcs perderem na Madeira?

    ResponderEliminar
  27. Que elegante, vendedor de melões. Que elegante!

    ResponderEliminar
  28. Caros Bulhão e Sancho vamos começar hoje a colaboração semanal, eu vou escolher um post que vocês fizeram e que se aplica ao dia de hoje, o Pé-Frio.

    ResponderEliminar
  29. Do melhor que já li.
    Melhor que isto só um célebre texto que saiu salvo erro numa revista do expresso ou DN, onde um jornalista BENFIQUISTA fazia a sua análise do enfuca como factor de atraso para o país e explicava pq é que na sua opinião, apesar do seu amor pelo clube, o Estado devia acabar com o benfica. Recomendo, anda por aí ainda.

    ResponderEliminar
  30. Sr. Autor eskeceste-te de mencionar k és natural do Porto, nasceste no bairro de S.João de Deus, és filho de António Barbosa, borrachão de profissão e labrego nos tempos livre. Tens um irmão a jogar nas camadas jovens do Porto e a tua irmã teve um caso com o Paulinho Santos (falam-se em orgias k se ouviam no bairro todo). Para não falar na tua mãe que trabalha como doméstica na casa do Sr. Pinto da Costa, trata por tu as 10 maiores peixeiras do mundo...

    Mas a nódoa negra da tua familia não és tu.. é o teu priminho, um tal de "MACACO"... Lider da clake dos Super Dragões, trafikar cocaina e o seu hobby preferido seguido por conduzir carros extraviados e para espanto de alguns adora escrever ("LOL").. Auto denomina-se como o braço direito do Bobby e do Tareco.. Vejam bem k o homem é tão importante k até ja sai no jornal (http://jn.sapo.pt/2006/01/11/policia/detido_lider_super_dragoes.html)
    Se formos a ver a árvore geneológica do nosso querido autor deparamo-nos com mtas caras conhecidas e provenientes de raças extintas, como é o caso do troglodita Bobby k costuma andar com a Carolina Salgado ao colo ..

    ResponderEliminar
  31. Nunca percebi a fixação dos sportinguistas em preocuparem-se mais com o benfica do que com o próprio clube. O meu pai uma vez disse-me que tinha a ver desde o tempo em que o sporting contractou (vamos usar esse termo para ser simpático) 10 jogadores ao benfica que tinha acabado de se sagrar campeão nacional. Quase acabando nessa altura o clube resistiu atravês do seu carismático presidente da altura Cosme Damião e no ano seguinte revalidou o título num jogo decisivo contra o ....sporting! (aparte histórico: esse ano foi o início da chamada mística benfiquista).

    Realmente, com figuras como o bigodes, o rei das águas, Santana Lopes e outros é bem útil estar sempre a olhar para o rival e achar figuras caricatas, isso enquanto deixam o "projecto" (esse título se calhar fica na história do sporting pelas piores razões...o tempo o dirá) continuar a destruir o sporting. Revelação de prioridades muito bem definidas concerteza.

    Já agora, nessa escala do barbas, qd o sousa cintra teve a célebre tirada do "hoje sai daqui um resultado histórico" para a comunicação social minutos antes do 3-6, qual o valor atribuido? 11?

    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar
  32. Muito bom o post. De facto, uma excelente explicação para o facto do benfica ser como é. Já me questionei várias vezes como é possível que o benfiva, em tantos milhões de adeptos, nÃo encontra um presidente. Talvez o Barbas chegue um dia a esse posto... :-)

    PS - o milagre das rosas ocorreu com Dona Isabel, a rainha Santa, mulher del rei D. Dinis. Não com Dona Inês.

    ResponderEliminar
  33. Ah,Bulhão, que bem caçado´este artigo!!!
    Bem hajas pelas gargalhadas que me proporcionaste.

    ResponderEliminar
  34. Um ano e meio depois e deparo-me com esta obra-prima, mesmo sendo dragão...

    ResponderEliminar
  35. Este homem é um génio! e botem génio nisso!

    bulhão faz-me um filho!

    ResponderEliminar